terça-feira, 5 de junho de 2012

MEU AMIGO DESAPARECEU

Inicio de incêndio no bairro Plateau, Maio 2012
Ilha da Praia, Cabo Verde

MEU AMIGO DESAPARECEU
Celso de Lanteuil
Lisboa-Porto de comboio
29/05/2012

Meu amigo desapareceu. Sumiu!
A mulher e ele estão foragidos
Devem estar correndo algum tipo de perigo
Eu os conheço muito bem

Pelo trabalho, para a família
Para o trabalho, pela família
Eles vão e voltam. Fizeram assim nos últimos 30 anos!
Ele trabalhou tanto que o coração quase explodiu

Engordou vinte e poucos quilos
Passou muitos anos engolindo o almoço
Ele é um homem brilhante
Possui uma inteligência privilegiada

É dono de um humor raro, sensibilidade intensa
E é muito criativo
Mas sua vocação é trabalhar
Trabalhar e trabalhar

Ele estava exausto. Desiludido com os nossos governantes
E as pessoas de modo geral
Sobram desonestos e a incompetência vigora, costumava me dizer
Então trabalhava ainda mais para compensar

De tanto trabalhar, esqueceu dos sonhos, das suas raízes e amigos
Ele está foragido. Não matou. Não roubou
Nem cometeu delito que justifique esse isolamento
Deve estar trabalhando como nunca fez

2 comentários:

  1. Querido amigo, quem some, some também pra se fazer lembrado. É no vazio que ele continua a existir. Enquanto isso, onças e jacarés devem estar se perguntando que espécime raro é aquele com casco de tartaruga, timidez de avestruz e gaiatice de macaco...
    Sempre bom percorrer seus versos irrequietos!
    Ricardo Mendes

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu irmão poeta pelo seu comentário. Ricardo você é um homem das imagens precisas justamente por ser fotógrafo da intuição. Compositor refinado, de espírito elaborado e curioso, proprietário de uma luz que orienta belas caminhadas. Como pode verificar, a sua passagem por este espaço só me fez bem. Por onde andará o nosso amigo macaco gaiato? Onde estará o endiabrado cachorro?
    Celso

    ResponderExcluir