terça-feira, 30 de outubro de 2012

AMIGOS

Amigos da cidade
Porto, outubro de 2009
AMIGOS
Celso de Lanteuil
Praia, 16 de Agosto de 2012
 
Não existem melhores amigos
Eu não acredito em pior amigo
Ou se é amigo, ou se é outra coisa qualquer
 
Amigos tem defeitos
São azedos, irritados, por vezes agressivos
Possuem inimigos, tem manias
 
Mas nos compreendem e nós a eles
Fazem confidências
Guardam as nossas
 
Nos conhecem
Prestam atenção no que fazemos
Sabem dos nossos desejos e sonhos
 
De quando estamos amargos
Tristes, fortes, alegres ou fracos
Conhecem o nosso jeito
 
Olham e percebem o que podem esperar
Aguçados observadores 
Das nossas dores, fraquezas e angústias
 
Adoram nossas histórias
Discordam das nossas idéias, naturalmente
Nos enxergam corajosos e invencíveis

Nossas fraquezas relevam
Mas nos dizem quando é hora de parar
Hora de pedir perdão
 
Entendem explicações
O modo como interpretamos a vida
Aceitam nossa ausência. Nunca nos esquecem
 
Se o tempo escapa rápido demais
E na distração da vida nos afastamos
Eles esperam. Sabem que na primeira chance voltamos...
 
De sorrisos, abraços, caminhadas, dores e lutas
Um amigo vai se formando
Para lá estar, na hora certa sem falhar
 
Pode-se viver em conflito, na dor ou na doença
Não se ter dinheiro ou recursos
Mas tudo se ameniza, quando ao lado se tem um amigo

Amigos em Stansted Mountfitchet Castle
UK, Agosto de 2007
 

5 comentários:

  1. Este texto me emocionou e me lembrou minha melhor amiga, a mais antiga, Marina. Mandei para ela que agradeceu pois a mensagem chegou num momento de "desesperança" e fez bem a alma. Parabéns cunhado por seus textos tão sensíveis e pela capacidade de emocionar! Parabéns pelo aniversário hoje. Felicidades sempre! sua cunhada Fátima

    ResponderExcluir
  2. Obrigado querida amiga. Enquanto nos emocionarmos haverá luz, força e amor...
    beijos,
    celso

    ResponderExcluir
  3. Oi Celso,
    Amigo às vezes demora pra chegar, mas nunca se ausenta. Presente em pensamento, em leituras, a gente sempre acorda um amigo!
    Graças a nossa mestre e amiga Ninfa, tenho matado a fome de trabalho e, por isso, custei a escrever pra você, mas é bom que saiba: sempre o leio e fico feliz que esteja publicando tanto!! Belos textos, fortes sentimentos, nobres preocupações. Parabéns atrasado!! Parabéns tb pelo João ("no princípio era o verbo")!! Parabéns pelos textos!!
    Grande beijo, de terras nossas,
    Rachel

    ResponderExcluir
  4. Oi Rachel,
    fico muito feliz de receber a sua visita por aqui. Você sempre me tráz alguma luz, algum comentário que me estimula a continuar. Sorte a de vocês, mestre e amiga Ninfa, e sua, de estarem estreitando esse relacionamento que vai muito além da literatura. Em tempo, já havía comentado no seu blog, a foto da vovó costurando ficou muito linda e ela me lembrou a minha madrinha e avó Elvira. O texto também ficou na medida. Obrigado pelas palavras. Beijos, Celso

    ResponderExcluir