quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

NATAL E BRINQUEDOS QUE MATAM



London, 28/07/2013
Summer Holiday, Olympic Scene
Brinquedos que matam pensamentos idiotas

Celso de Lanteuil
Escrito e lido no Pinguim Café, 18/12/2018


Já passei muitos natais entre espadas, revolveres e metralhadoras

Matei muitos inimigos! Matei e morri muitas vezes

Ouvi gritos perante a morte

Gente a chorar, rastejar e pedir perdão

Bárbaros, gladiadores, índios, nazis, cowboys e marcianos


Com 6, 8 anos, passei a gostar de matar

Foi o dia em que meu irmão fez a vez do morto

Vi na sua morte, um grande desfecho

Um todo gestual que valorizou aquele final


Pois o fim merecido daquele covarde matador

Cuja espada já havia atravessado duas ou três vezes

Meu irmão transformou, num instante magistral


A espada que encontrei na árvore do Pai Natal

Fez sangrar o meu irmão que vi rolar pelo chão 

Com uma dramaticidade que me comoveu

E me convenceu que não era assim tão mal fazer o papel do morto

Ainda mais se atravessado, pela espada prenda do bom velhinho


Porto, 12/10/2013
Feira do Livro, Palácio de Cristal
Atenção: Alguns destes "brinquedos", podem matar a estupidez


3 comentários:

  1. 😷...sim, N🤶tal é todos os dias! Sim,N🤶tal é quando os Homens quiserem! O N🤶tal são as crianças! Os homens não querem, os homens preferem a fome, preferem as guerras, perferem a exploração, preferem a hipocrisia, enfim, preferem o óbvio, preferem este capitalismo selvagem que nos conduzirá inevitávelmente ao caos. Até lá, B🌻m N🤶tal para todos. PS: Obrigado Celso pelo teu belo texto. joméric🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jomerico, chego com um grande atraso, mas chego. Infelizmente esse servidor por vezes não me faz chegar os comentários. Obrigado pela sua atenção e boas reflexões. É sempre bom te ter por perto.

      Excluir
  2. Tadinhos dos milionários...sem os consumidores. Armas letais os livros , subvertem a manada a caminho da 6a grande extinção.

    ResponderExcluir