quinta-feira, 8 de julho de 2021

Uma temporada no inferno

Por Arthur Rimbaud (1854-1891)
Lido em Lagos, 8 de Março de 2013
Comentários sobre o livro, escrito na contracapa
Celso DL


Eis aqui, muito bem descrito, uma desordem profunda, de um espírito cheio de dor, de força, de sonhos e amor. Eis aqui em palavras, sofridas porém bem escritas, as rimas que falam de desespero, perdas e horror;

Decididamente, encontramos nestes poemas de Rimbaud, aquela angústia profunda de quem está afastado do mundo, enlouquecido por tantas ilusões, aquele que nunca encontra a paz; 

Tenho aqui em minhas mãos, não apenas o resultado de um poético delírio, mas também a tradução mais pura da alma de homens descalços e nus, violentos, amargos, traidores vis, armados até os corações;

Aqui, neste texto realista e revelador, temos os porcos, os devassos, as sombras de um ser que jamais chegará a acontecer. Temos as nossas piores falhas e nossos sofridos preconceitos;

Estão todos aqui enumerados, para que assim não possamos jamais esquecer dos tipos que somos e daquilo que podemos ser.

 

 


4 comentários:

  1. Uma temporada no inferno...bem parece a vida no planeta, em tempos que se aproximam a passos largos, mas politicamente incorreto qualquer comentário....melhor olhar-se no espelho e pensar ...como sou feliz !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha resposta para você, foi escrita na página 103 desse mesmo livro, em Lagos, no dia 8 de março de 2013.

      Eu é quem devo dizer e repetir. Minha vida não é e nunca foi pesada. Dos sustos, medos, apertos e riscos que experimentei, tudo passou feito vento de tormenta. Rápido e intenso sim, mas trazendo no movimento seguinte, o arco-íris e o sol firme a brilhar.

      As minhas passagens pelo inferno, breves o suficiente para lá não precisar ficar. Meus vícios e curiosidade pelo viver, e a minha estupidez, não foram fortes o suficiente para me impedir de prosseguir. Minha ignorância, inexperiência e fraqueza, não me aprisionaram aos meus erros.

      Se perdoado fui, não sei, mas me perdoo por minha insensatez. Se a esperança nos homens quis desaparecer, resisti graças aos meus sonhos e nessa minha vida pequena em importância, me tornei o melhor que consegui ser.

      Dos pecados capitais, conheci quase todos e deles busquei me afastar. Dos dez mandamentos, só dois ou três fui capaz de cumprir, e mais de uma vez a vida me acolheu em seus braços, com luz, sabedoria e amor. Esse processo de errar e acertar aconteceu num piscar. Sabemos que nem sempre temos outra chance, mas eu tive.


      Excluir
  2. Que vida monótona a de quem não erra..."bendigo os obstáculos, pois ninguém sobe em pedra lisa "...as delícias de Lagos e de sua gente deixou saudades...conversas com aqueles seres humanos são inesquecíveis.

    ResponderExcluir
  3. Sim, verdade. Inesquecível gente trabalhadora e sorridente. A febre amarela nos poupou, escapamos dos sequestros e dos talhos sem refrigerador, das tempestades cheias de fúria e da poeira nos tubos de pitot, mas permaneceu o sorriso daquele povo.

    ResponderExcluir