domingo, 24 de setembro de 2023

SIGO SONHANDO

 Exposição de Cildo Meireles
Parque Serralves, Porto, 20/11/2013 

E parece que foi ontem ...

SIGO SONHANDO
Celso de Lanteuil
Porto, 2 de dezembro de 2022 

Estou sonhando. Ao fundo uma trilha sonora faz eco
As cordas de uma guitarra cantam
No primeiro plano uma voz anuncia uma notícia
E cede o lugar a outra voz que após concluir sua fala
Passa a vez para outra voz e assim segue o meu sonho
Notícias após notícias…  

Um leilão de caveiras humanas, da era colonial, tem suas vendas canceladas!
O maior vulcão do planeta, volta a ficar ativo
As imagens do Mauna Loa com suas lavas em movimento, são assustadoras
Ucrânia diz que a Rússia retirou tropas perto de Kherson
Envelopes suspeitos recebidos em Madrid
Alvos podem ser para países aliados da Rússia; 

Livreiros Russos temem censuras
França revela plano de cortes de energia para o inverno que está chegando
Moderem o consumo. Moderem o consumo. Moderem o discurso, alguém diz
Detido importante líder do grupo Mara Salvatrucha
El Salvador, Honduras e Guatemala, o triângulo da morte
Como ficou conhecido, tem o sangue da sua gente em suas calçadas; 

A Alemanha está eliminada da Copa do Mundo do Catar
A Copa que custou cerca de US$220 bilhões! Modero o discurso…
União Europeia apela à China
“Interceda junto à Moscou com relação a guerra em curso”
Vida de luxo usa dinheiro de fraude
Filas nos centros de saúde só fazem crescer; 

Faltam médicos, enfermeiros e técnicos…
Baleou a mulher e suicidou-se. A separação não foi aceita pelo marido
O Brasil segue dividido em três grupos de eleitores
A imprensa nacional só fala de dois
O terceiro grupo segue invisível e são muitos milhões
Esta é a última notícia que escuto e é a minha voz quem fala; 

Então Gal canta “Baby... I love you”
Rolando Boldrin recita a chegada de Ariano Suassuna no céu
Meu sonho prossegue pulsando, me empurrando adiante
A minha respiração vibra e Isabel do vôlei saca, marca o ponto e sorri pra mim
Luiz Galvão, poeta fundador dos Novos Baianos
O músico que ainda hoje me inspira, canta Acabou Chorare e Preta Pretinha

Erasmo, o Tremendão, pisa o palco para fazer o bis
Cantarola Gatinha Manhosa e Sentado à beira do caminho
O meu sonho continua, mais vivo do que nunca e “segue o Mantra”
A plateia dança, se abraça, canta e está feliz
Estamos num grande picadeiro, quiçá o Circo Voador
Ao redor, ecoam vozes num coro que emana paz, um canto forte e muita paz…

 

Toots Thielemans sempre por perto

Nenhum comentário:

Postar um comentário