sábado, 16 de setembro de 2023

Uma temporada no inferno




Um cartaz que por si, se explica, 2019

Ainda sobre Uma temporada no inferno, de Arthur Rimbaud
Lagos, 8 de março de 2013
Celso de Lanteuil

Eu é que devo dizer e repetir, minha vida não é e nunca foi pesada

Dos sustos, medos, apertos e riscos que experimentei
Tudo passou feito vento de tormenta
Rápido e intenso, sim
Mas trazendo no movimento seguinte, o arco-íris e o sol firme

As minhas passagens pelo inferno foram breves
Breves o suficiente para lá não precisar ficar
Meus vícios e curiosidade pelo viver, e a minha estupidez
Não foram fortes o suficiente para me impedir de prosseguir

Minha ignorância, inexperiência e fraquezas
Não me aprisionaram aos meus erros
Se perdoado fui, não sei, mas me perdoo por minha insensatez

Se a esperança nos homens quis desaparecer, resisti graças aos meus sonhos
E nessa minha vida pequena em importância
Me tornei o melhor que consegui ser, graças ao amor que em casa vi crescer

Dos pecados capitais, conheci quase todos e destes procurei me afastar
Dos dez mandamentos, só três ou quatro fui capaz de cumprir 
Até me descobrir
E mais de uma vez a vida generosa me acolheu em seus braços
Com luz, sabedoria e amor

Esse processo de errar e acertar seguiu acontecendo sem parar
Sei bem que nem sempre temos outra chance
Mas eu tive!


Nenhum comentário:

Postar um comentário